segunda-feira, 15 de julho de 2013

Questão Comentada- Liquigás, 2012 - CESGRANRIO - NR 22, PGR


O assunto é o PGR, vamos a análise das alternativas...


   a) Errado! O PPP é um documento que reúne informações sobre o histórico laboral do trabalhador. É um resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento que orienta o processo de reconhecimento de aposentadoria especial. Ou seja, não tem relação alguma com PGR, um não desobriga o outro.
  b) Errado! O PCA,é um conjunto de medidas técnicas simplificadas ou administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agindo de forma integrada e complementar entre si, pode servir de substituto temporário a modernização tecnológica e melhoria das condições de trabalho como um todo. Ou seja, não tem relação alguma com PGR, um não desobriga o outro.
   c) Correto! O PGR na verdade inclui itens que estão inclusos no PPRA com adicionais obrigatórios entre eles: atmosferas explosivas; deficiências de oxigênio; proteção respiratória, de acordo com a Instrução Normativa n.º 1, de 11/04/94, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho entre outros. E também é descrito no item 22.3.7.1.3:  Desobrigam-se da exigência do PPRA as empresas que implementarem o PGR.
   d) O PCMSO é um documento que independe de qualquer outro Programa. É obrigatória a criação deste programa nas empresas.  PCMSO é parte integrante do conjunto  mais  amplo  de  iniciativas  da  empresa  no  campo  da  saúde  dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR. Portanto,  um não desobriga o outro.

    e) Errado! O PPEOB, não tem vínculo algum com esta NR 22 – Segurança e saúde Ocupacional na Mineração.