quarta-feira, 17 de julho de 2013

Questão Comentada - Petrobras - CESGRANRIO - Análise de Risco


Questão com o tema Análise de Risco...




Nada melhor do que fazer a descrição de cada tipo de análise não acha? Então vamos lá.


a)ERRADO! A Análise Preliminar de Perigos – APP tem objetivo prever e identificar os riscos envolvidos em determinado empreendimento, tanto na fase de implantação quanto na fase de operação, com o intuito de eliminar, minimizar ou controlar os riscos. A qualificação dos riscos é realizada com base nos parâmetros da norma militar americana MIL-STD-882. A metodologia é baseada no preenchimento de oito colunas (ou tabelas) em Número de Ordem; Perigos Identificados; Causas; Consequências; Medidas Preventivas; Categoria de Probabilidade de ocorrência; Categoria das Consequências quanto a Severidade; Classificação de Risco.

b)ERRADO! A APR é uma técnica de inspeção que avalia os possíveis riscos, suas causas e consequências, sugerindo-se ações corretivas ou preditivas. A APR refere-se a um determinado processo, executado de uma determinada forma e em determinada região, ou seja, é muito específica, necessitando, para o sucesso de sua análise, da experiência profissional dos envolvidos no processo. Outra definição é: Utilizada para identificação de possíveis cenários acidentais.

c)CORRETO! A análise de Operabilidade de Perigo ou HAZOP (Hazard and Operability Studies) é uma análise de risco qualitativa. Trata-se da utilização de um conjunto de palavras adequadas durante o processo para verificação de pontos críticos e de risco. 

d)ERRADO A Análise de Modos e Falhas e efeitos ou FMEA é um método que utiliza variáveis qualitativas para realizar uma análise dos possíveis modos de falha que podem originar-se em componentes e gerar um efeito sobre a função de todo o conjunto.

e) ERRADO! A Técnica de Incidentes Críticos, também conhecida em português como "Confissionário" e em inglês como "Incident Recall", é uma análise operacional, qualitativa, de aplicação na fase operacional de sistemas, cujos procedimentos envolvem o fator humano em qualquer grau.

Mais informações sobre:
Análise Preliminar de Perigo – APP - http://bit.ly/17mpoT3
Análise Preliminar de Risco – APR - http://bit.ly/17mpxpr
Análise de Operabilidade de Perigo – HAZOP - http://bit.ly/18oNhhl
Análise de Modos e Falhas e Efeitos – FMEA - http://bit.ly/12xAwJw
Técnica de Incidentes Críticos – TIC - http://bit.ly/1atwoiU