domingo, 28 de julho de 2013

Questão Comentada - UNIPAMPA- CESPE - NR 09, Nível de ação

104 Para agentes químicos, considera-se nível de ação a metade do limite de exposição ocupacional, assim considerado aquele que venha a ser estabelecido em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigoroso do que o critério técnico-legal estabelecido.


Bom dia prevencionistas e estudantes de todo país! Domingão tudo na paz?

Vamos a mais uma questão da NR 09, com o assunto: Nível de ação de agentes químicos. Vamos a resposta.
******************************************************************************************************************************************************************
Questão bem simples da NR 09, sobre Nível de ação. Vamos aos comentários.

CORRETO! O nível de ação é descrito no subitem 9.6.3.1 da NR 09:
  “o nível de ação é o  valor  acima  do  qual  devem  ser  iniciadas  ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.
  Em relação aos agentes químicos, o item que expressa o nível de ação é o item 9.6.3.2-a:
  “para agentes químicos, a metade dos limites de exposição ocupacional considerados de acordo com a alínea "c" do subitem 9.3.5.1;”

  Em relação ao “estabelecido em negociação coletiva de trabalho” é descrito na alínea “c” do subitem 9.3.5.1:
  “quando  os  resultados  das  avaliações  quantitativas  da  exposição  dos  trabalhadores  excederem  os  valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH  -  American  Conference  of  Governmental  Industrial  Higyenistsou  aqueles  que  venham  a  ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos;

*DICA: Para Agentes Químicos, o nível de ação é metade dos limites de exposição. Para ruídos a dose de 0,5 ou (dose superior a 50%).