quinta-feira, 18 de julho de 2013

Questões Comentadas - Câmara dos Deputados- CESPE - NR 05 - CIPA





Questões para galera do AFT 2013, BOM DIA!!!

Vamos aos comentários das assertivas abaixo:

134 - Estabelecimentos genericamente classificados, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, como administrações públicas devem constituir uma CIPA se houver mais de cem funcionários neles lotados.

Questão maldosa demais do CESPE. A administração pública pertencente ao grupo C-33, exige 101 ou mais funcionários para a constituir a CIPA. Conforme o Quadro I da NR 05. Questão CORRETA!



135 - A duração do treinamento da CIPA, que deve ser realizado durante o expediente normal da empresa, é de vinte horas, distribuídas em turnos de, no máximo, oito horas diárias.

CORRETO! Conforme item 5.34: O treinamento terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal da empresa. Pode ocorrer em dois dias e meio o treinamento, enfim, desde que não exceda as 08 horas e seja realizado durante o expediente. É costumeiro cair em questões, se o treinamento pode ser no período noturno? Sim, não há problema algum, desde que seja o expediente dos trabalhadores, não há o porquê de não poder realizar o treinamento. Pode cair também se o treinamento pode ocorrer nos Sábados, sem problema algum, seguindo o mesmo princípio da situação anterior não há empecilho na realização do treinamento.

136 - Ao empregador cabe designar, entre os seus representantes, o presidente da CIPA, e aos representantes dos empregados cabe, por  sua vez, escolher o vice-presidente da comissão.

CORRETO! O empregador designa o Presidente (através de escolha) os empregados o Vice-Presidente (através de voto secreto), conforme item 5.11 da NR 05: O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

137 - O mapa de riscos ambientais é uma das ferramentas utilizadas pela CIPA para identificar, entre os fatores presentes em um ambiente de trabalho, aqueles que são nocivos à saúde dos trabalhadores.

ERRADO! O mapa de riscos é o resultado do levantamento desses agentes nocivos e não uma ferramenta de identificação. Após identificados, estes agentes são passados para o mapa de riscos. (item 5.16,a: “A CIPA terá por atribuição: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o  mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT."