sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Questão Comentada - UNIPAMPA- CESPE - NR 17, Ergonomia, Transporte Manual de Cargas



Com base na NR-17, que estabelece os parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.

70 Os meios técnicos mais adequados para a realização do transporte manual de cargas pelo empregado devem ser disponibilizados pelo empregador, que tem o dever de limitar ou facilitar o transporte, conforme o caso.

71 O empregador deve proporcionar ao empregado que trabalha com leitura de documentos para digitação, iluminação, sonorização, temperatura, cor do ambiente e umidade do ar adequadas.

72 O empregado que realiza o transporte manual de cargas deve resguardar-se quanto ao peso da carga a ser transportada, a fim de não comprometer sua saúde e segurança.

Bom dia Pessoal!

Questão do CESPE sobre Ergonomia, vamos aos comentários...

70 - CORRETO! Questão que envolve dois itens da NR 07. O primeiro é o subitem 17.1.2:
"Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora."

 O outro subitem é 17.2.4:
"Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usados meios técnicos apropriados. "
 71 - ERRADO! De acordo com o item 17.4.2 a NR 17 o empregador deve apenas proporcionar ao empregado: 
Suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação freqüente do pescoço e fadiga visual;
Ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.
 Devemos ficar atento ao item 17.5, que é tema comum em questões relacionadas a ergonomia.

72 - CORRETO! O empregador não pode exigir nem o empregado deve aceitar quando o transporte de cargas possa comprometer a sua saúde e segurança, conforme o item 17.2.2:

 Não  deverá  ser  exigido  nem  admitido  o  transporte  manual  de  cargas,  por  um  trabalhador  cujo  peso  seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.